7 DICAS DE REMÉDIOS CASEIROS PARA TRATAR A CASPA (Malassezia globosa).

 
 Há pessoas que têm dificuldade ou não sabem como tratar a caspa. Embora seja um problema muito frequente, muitos não gostam de ver um couro cabeludo com caspa, relacionando-o a sujeira e aparência ruim. A boa notícia é que a caspa pode ser facilmente combatida. É por isso que neste artigo trazemos 7 dicas de remédios caseiros com os quais você pode aplica-lo facilmente.

O que é caspa?

 A caspa é uma condição do tipo dermatológico que ocorre no couro cabeludo. Seca a pele e produz o desapego através de pequenas escamas brancas, que geralmente ficam emaranhadas nos cabelos. Estima-se que mais da metade da população global tenha sofrido ou sofra de caspa em diferentes dimensões. Esse problema não representa a qualquer momento algo prejudicial ao corpo, nem pode ser classificado como uma doença.
 
Quando as células mortas da pele que se desprendem se tornam excessivas, podem ocorrer irritação e desconforto superficial na área do couro cabeludo, que, em casos mais graves, deve ser consultada com um dermatologista. No entanto, a maioria dos casos pode ser combatida com soluções caseiras.

Por que a caspa ocorre?

A pele está em constante crescimento e as células da epiderme morrem quando são expelidas, manifestando-se como flocos no couro cabeludo.
Estes são geralmente microscópicos ou invisíveis, quando uma pessoa tem caspa, ela começa a se reproduzir muito mais rápido e segundo o Dr. Rodríguez García, a causa da caspa é geralmente principalmente o fungo Malassezia furfur (FM). Isso é encontrado em todos os escalpos. Crescendo rápido demais, produz caspa e coceira.
 
Estudos demonstram que a caspa pode ser combatida através da aplicação de diferentes remédios naturais. Portanto, mencionaremos abaixo as 7 dicas de remédios caseiros simples que podem ajudar a reduzir, controlar e até eliminar a caspa do cabelo.
 

1° Dica:)  Batida de Cebola Roxa.

 
A cebola roxa é amplamente reconhecida como um agente que ajuda a combater a secura do cabelo e ajuda a eliminar a caspa. Devido à força da cebola roxa, para aplicá-la, você deve ter tempo.
 
Ingredientes: 
 
  • Duas cebolas roxas.
  • Água ou óleo (quantidade necessária).
O que deve fazer?
 
Recomenda-se misturar pelo menos duas cebolas roxas com um pouco de água ou óleo. Vamos aplicar a mistura diretamente no couro cabeludo e deixar repousar algumas horas. Após o tempo indicado, enxaguaremos com água em abundância.

2° Dica:) Mistura de 2 aspirina com vinagre (a gosto).

A aspirina é pouco conhecida por combater a caspa, mas seus componentes químicos foram determinados como um dos remédios mais eficazes.

Ingredientes:

  • 2 aspirinas. 
  • Vinagre (a gosto).

O que deve fazer?

Primeiro, esmagaremos as aspirinas em um morteiro (pilão), depois de reduzi-los a pó, misturamos com uma porção de vinagre.

Essa mistura deve ser aplicada no couro cabeludo e deixada pelo tempo que a pessoa considerar relevante. Para melhores resultados, recomenda-se deixar a noite. No caso de não ter vinagre, também pode ser diluído no shampoo.

3° Dica:) Bicarbonato de sódio e suco de limão.

Sendo um aliado tradicional da limpeza, o bicarbonato de sódio também é usado como remédio para tratar a caspa, muitas pessoas o têm em casa, porque é usado para limpar a cozinha e a higiene pessoal.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de bicarbonato (9 g)
  • Um suco de 1 limão verde.

O que deve fazer?

Vamos misturar os dois ingredientes e esfregar com força relativa no couro cabeludo. Depois, sairemos por alguns minutos e depois seremos removidos apenas com água. O bicarbonato de sódio regula os níveis de pH e ajuda a eliminar o fungo da caspa. Devido ao seu forte efeito, é indicado para caspa seborreica.

4° Dica:) Raízes de beterraba e hortelã em água fervida.

Nem todos os remédios precisam ser químicos ou fortes. As pessoas que preferem optar por uma receita mais macia têm beterraba cozida ou raízes de beterraba entre suas opções.

Ingredientes:

  • Várias raízes de beterraba.
  • 2 xícaras de água (500 ml).
  • 1 colher de sopa de folhas de hortelã (15 g).

O que deve fazer?

O procedimento é muito simples: vamos cozinhar as raízes de beterraba e reservar a água. Se desejar, podemos incluir folhas de hortelã. Mais tarde, aplicaremos essa água no couro cabeludo, massageando suavemente.

5° Dica:) Cerveja.

Por incrível que pareça, a cerveja pode contribuir ativamente para a eliminação da caspa. Antes do cabeleireiro e dos cuidados com os cabelos avançar tecnologicamente, a cerveja era amplamente usada em salões de beleza. O fermento de cerveja pode ajudar a tratar a caspa e também dar muito brilho aos cabelos.

O que deve fazer?

Sua aplicação é muito simples: você só deve lavar o cabelo com cerveja e, de preferência, deixá-lo por uma noite. Na manhã seguinte, lavaremos o cabelo com bastante água morna.

6° Dica:) Abacate preto esmagado com óleo.

Um dos remédios tradicionais em áreas tropicais, especialmente na estação do abacate.

Ingredientes:

  • 1 abacate maduro (que não é mais comestível ou preto).
  • Óleo (quantidade necessária).

O que deve fazer?

Vamos esmagar o abacate, misturar com óleo e aplicá-lo no couro cabeludo. Além de ser um antídoto perfeito contra a caspa, confere muito mais brilho e luminosidade aos cabelos. Sua aplicação é mais eficaz se for deixada várias horas no cabelo.

7° Dica:) Mistura de mel e ovos.

Esta receita é muito simples e eficaz para o tratamento da caspa. Além disso, você pode ter os dois ingredientes em sua cozinha.

Ingredientes:

  • 2 ovos.
  • 1 colher de sopa de mel (25 g).

O que deve fazer?

Em uma jarra pequena, misture o mel com os ovos e misture até que tudo fique como uma massa homogênea. Com a ajuda de um pincel, aplique em diferentes seções do couro cabeludo e deixe agir por quanto tempo você considerar. Por fim, enxágue os cabelos com bastante água morna para remover a mistura.